Muitas pessoas desconhecem o termo Stealthing, contudo, esta é uma prática muito mais comum do que deveria de ser.
Damos-lhe para começar um exemplo: imagine que foi para a cama com um homem, é o vosso primeiro encontro e ele resolve a meio do ato tirar o preservativo sem lhe dizer! Como é que iria reagir?
O que é afinal o Stealthing?
Esta não é uma definição nova, contudo é desconhecida da grande maioria das pessoas, já que deriva da palavra inglesa Steal que significa, entre diversas outras coisas “roubar”.
De forma simples, o Stealthing é o termo que define o ato de um homem retirar o preservativo durante o ato, sem que a mulher saiba ou dê qualquer consentimento nesse sentido, continuando sem qualquer tipo de proteção.
Infelizmente, esta é uma situação que ocorre com imensa frequência (seja em relacionamentos extraconjugais, como também com jovens que não têm maturidade para lidar com este problema).
Além de todos os problemas que podem advir desta prática (como é o caso de uma gravidez completamente indesejada ou a contração de doenças sexualmente transmissíveis) é algo muito errado e que a grande maioria das mulheres acaba por consentir
Se isso lhe acontecesse qual seria a sua reação? Iria fazer frente? Ou iria consentir mesmo conhecendo todos os riscos que podem advir desta prática?
3 dicas para prevenir este abuso
Neste momento pode estar a pensar que a palavra abuso é talvez um pouco forte para se utilizar neste sentido.
Contudo, se pensar bem, o Stealthing é efetivamente um abuso de poder e confiança do homem sobre a mulher. Por isso, siga estas dicas.
1 – Seja sincera desde início
Se estiver num relacionamento sério este assunto é relativamente simples e prático de se abordar, contudo, quando falamos de um relacionamento extraconjugal ou de encontros casuais, a coisa pode não ser assim tão simples e tornar-se efetivamente algo constrangedor.
Independentemente da forma como optar por fazê-lo, descomplique e não permita estes abusos de confiança, deixando bem claro que sexo só com preservativo durante todo o ato.
2 – Certifique-se sempre que ele tem o preservativo
Nunca se esqueça que apesar de poder existir já algum companheirismo, confiança ou intimidade (o que não haverá se for efetivamente a primeira vez que vão para a cama juntos) o corpo é seu, por isso as regras são também suas.
Assim, ofereça-se para colocar o preservativo (existem formas bastante excitantes e sensuais de o fazer), escolha e aproveite certas posições que lhe permitam confirmar que ele não tirou o preservativo.
Existem formas subtis de o fazer sem precisar demonstrar que está efetivamente preocupada com essa questão.
3 – Em último caso denuncie
Pode parecer excessivo, principalmente porque o sexo foi consentido. Contudo, lembre-se que você consentiu sexo protegido e não sexo sem qualquer tipo de proteção.
Se tiver sido vítima de Stealthing depois de ter definido com o homem todas as regras, deve denunciar de forma a que hajam estatísticas suficientes para que no futuro quem praticar esse tipo de ato possa ser punido por lei.
Além disso, partilhe esta informação com o maior número de pessoas, de forma a que a mesma, alcance um elevado número de conhecedores deste termo, garantindo que este tipo de prática passa a ter punições adequadas.
Agora que já sabe o que é o Stealthing e como é que se pode “proteger” do mesmo, proteja-se independentemente de estar num relacionamento sério, de ser um encontro casual ou de o estar a fazer com um amante.